Atlético GoianienseCBFFutebol BrasileiroFutebol GoianoSérie B

Quatro clubes receberam dinheiro antecipado da CBF na Série B

Campeão Vitória recebeu R$4 milhões antes do fim da competição

Antes do final da Série B, quatro clubes receberam adiantamento da CBF, Vitória, Juventude, Atlético-GO e Sport. Os três primeiros conquistaramno acesso, o Leão da Ilha terminou na 7° posição.

O Código de Ética da CBF, em teoria, proíbe a prática de adiantar valores aos clubes, sob o risco de desequilibrar os torneios. O artigo 20 do código diz:

É vedada a concessão pela CBF, seja a que título for, de empréstimos, adiantamentos ou dispensa de encargos financeiros a Entidades de Prática ou de Administração, objetivando assegurar a integridade do equilíbrio competitivo e resguardar o tratamento igualitário aos Clubes, Federações e Ligas.

No entanto, o “Parágrafo Único” do mesmo artigo afirma que “em casos excepcionais a concessão pode ocorrer”, desde que aprovada pela diretoria da CBF e desde que sejam “fixadas as obrigações, condições, garantias e eventuais contrapartidas”. (GLOBO ESPORTE).

O Vitória, foi campeão da Série B com 72 pontos, e recebeu quatro adiantamentos de R$1 milhão. Procurado pelo Globo Esporte, o presidente do clube, Fábio Mota, afirmou ter apenas assinado os recibos, mas que não recebeu nenhum adiantamento. De acordo com ele, o procedimento era assinar o recibo e o dinheiro só ser depositado futuramente.

Também ao Globo Esporte, o presidente do Atlético-GO, Adson Batista, afirmou que se tratava de parte de adiantamento e de outra parte de cotas do Brasileiro 2023. Reforçou que a situação “não tem nada de errado” e declarou “gratidão eterna” ao presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues. (GLOBO ESPORTE).

Confira os recibos:

Gabriel Alves

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo