Futebol Goiano

Técnico da Anapolina, Zé Carlos fala com o Apito Esportivo sobre a preparação do clube para a Divisão de Acesso

Rubra estreia no dia 06/08 contra o Santa Helena fora de casa

No dia 06/08 (Domingo), às 15h30, a Anapolina visita a equipe do Santa Helena pela  1° rodada da Divisão do Acesso em 2023. A meta da Rubra é conseguir uma das duas vagas para a elite do futebol goiano, e terá pela frente outras sete equipes com o mesmo objetivo: Aparecida, Aseev, Centro Oeste SAF, Goiatuba, Jaraguá, Jataiense e Santa Helena.

A Xata passou por um período conturbado e havia incerteza sobre o futuro do clube, mas no dia 26 de abril de 2023, Fernando Correia foi aclamado como presidente, e a diretoria foi definida. Sob novo comando, a Anapolina mira o acesso à primeira divisão do futebol goiano, onde a equipe disputou pela última vez em 2020. O treinador escolhido pela diretoria para essa nova etapa da Anapolina, foi o ex-meia Zé Carlos, de 43 anos.

Foto: Fernando Correia toma posse da presidência da Anapolina (Divulgação)

 

Zé Carlos

O treinador tem passagens pelas categorias de base do Goiás e Confiança. Esteve por último no Carmópolis, e antes trabalhou como auxiliar técnico no Amazonas. Como jogador, o meia foi revelado pelo Goiás, e com camisa do esmeraldino foi campeão Brasileiro da Série B em 1999, além de quatro títulos goianos, sendo eles em 1999, 2000, 2002 e 2009, este último foi durante a sua segunda passagem no clube. Venceu também a Copa Centro-Oeste em 2011 e 2002. Em 2003, se transferiu ao São Caetano, onde disputou 49 nove jogos, marcou sete gols e foi campeão Paulista em 2004.

O destaque com a equipe o levou ao Corinthians ainda em 2004, e na temporada seguinte o meia rumou ao Japão, onde defendeu o Cerezo Ozaka. Em 2008, retornou ao Brasil e vestiu as cores do Botafogo, onde atuou por 52 partidas e marcou 13 gols, sendo campeão da Taça-Rio. Na temporada seguinte voltou ao Goiás, onde levantou outro Goianão. Em 2010, outra boa temporada, desta vez com o Náutico, onde disputou 33 jogos e marcou nove gols. Antes de se aposentar em 2015, Zé Carlos defendeu ainda: Caxias, Barueri, Aparecidense, Sobradinho, Icasa e Ituano. Ao todo, foram 355 jogos e 54 gols.

Os dados são do Site O GOL.

 

Entrevista com o treinador

Zé Carlos foi o nome escolhido para ser treinador da Anapolina neste desafio da Divisão de Acesso, e conversou com o Apito Esportivo sobre a preparação para a competição:

“Primeiramente boa tarde a todos do Apito Esportivo, é um prazer imenso estar falando com vocês. A Anapolina é um clube de tradição, um clube que eu enfrentei por várias vezes como atleta, sei da força que a torcida tem. A Anapolina é tradição, não só na cidade de Anápolis mas também na região toda de Goiás, e é uma equipe que não merece estar na segunda divisão até pela estrutura física que tem.” Disse o treinador.

Qual o tamanho deste desafio, assumir a Rubra em um momento novo, com novos desafios, e qual a responsabilidade sua e da comissão técnica, ao serem escolhidos como os comandantes do elenco nesta Divisão de Acesso?

“Fui escolhido para ser o treinador da Anapolina na Divisão de Acesso do Campeonato Goiano, estou muito feliz e sei da responsabilidade que não só eu tenho, mas toda a minha comissão técnica que já está montada. Estou com o Luciano, preparador físico renomado de Brasília que ficou quatro anos nos Emirados, o Marlos Gomes (Marlinhos), que foi treinador de goleiro do Goiás por dez anos da equipe profissional e também categoria de base que está conosco.” Respondeu Zé Carlos.

“O Túlio Lustosa, gerente de futebol, está à frente de todo esse trabalho e fez o convite pra todos nós estarmos aqui, juntamente com o presidente Fernando e seu vice-presidente André. São pessoas competentíssimas e responsáveis, que pegaram a Anapolina pra reerguer esse grande clube e nós aceitamos esse convite. Então a responsabilidade é muito grande.” – Finalizou o treinador.

 

Quais os objetivos da equipe nesta competição, e como está a preparação da equipe?

“A ambição da Anapolina é subir para a primeira divisão do Campeonato Goiano, de onde a Anapolina nunca deveria ter saído, pela estrutura que tem. Então o trabalho nosso é este, colocar a Anapolina na primeira divisão, e que esses gestores que assumiram (Fernando, presidente e André, vice-presidente) dêem uma sequência com o clube na primeira divisão, até mesmo pra buscar vaga em competições nacionais, onde eu vejo que a Anapolina não pode ficar fora jamais de uma série D de Brasileiro, até pela estrutura que tem. O que está precisando é isso mesmo, acreditar, confiar, ter pessoas responsáveis, pra tomar a frente e aqui nós temos essas pessoas responsáveis, que estão que  nos dando a condição muito boa de trabalho.”

“A preparação para a Divisão de Acesso está muito boa, a primeira impressão que eu tive aqui do clube, dos atletas, do grupo que montamos é muito boa. Estou muito feliz e cada semana que passa eu vejo uma evolução muito grande em todos os atletas, tanto individual como na parte coletiva. A montagem (do elenco), foi feita por todos nós envolvidos, principalmente a minha pessoa juntamente com o Túlio Lustosa, buscamos atletas que conhecemos no mercado, pelo network e o conhecimento que temos. “

Foto: Jorge Luis (Em amistoso, Anapolina venceu o SUB-20 do Vila Nova por 3×0.

 

Oficialmente, a Anapolina já anunciou os seguintes reforços:

Goleiros: Artur Júnior, Thiago Santos, Michael Henrique.
Laterais: Jefferson Feijão, Thaylon Vinícius, Marcelo Junior e Paulo Menezes.
Zagueiros: Iago e Felipe Codó.
Meio-campistas: Bruno Luka e Italo Solis.
Atacantes: Thulio de Lelis, Caio Henrique, Alan Pinheiro e Misael.

Um dos nomes mais conhecidos é o do atacante Misael, que já defendeu Bahia, Ceará, Sport e outros:

Foto: Divulgação Bahia

Nesta quinta-feira (27), a Anapolina divulgou em suas redes sociais a contratação do centroavante Alan Júnior, de 30 anos. O jogador atuou por 11 anos na Europa, com passagens por Benfica e Braga.

Foto: REPRODUÇÃO ANAPOLINA

https://www.instagram.com/reel/CvN2b_sg0Fe/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==

Informações: Esporte Goiano e Divulgação Anapolina.

 

“Os atletas foram escolhidos a dedo, nenhum jogador veio aqui por um acaso, todos eles vieram pra cá depois de muita pesquisa, de muitas informações tirada de cada um atleta para estar aqui, porque nós sabemos que aqui precisa ter atletas comprometidos,  pois a divisão de acesso é muito competitiva, então nós não podemos errar”. – Disse o treinador Zé Carlos.

Foto: Jorge Luiz (Jogadores da Anapolina em treinamento)

“Eu participei diretamente da montagem do elenco juntamente com com o gerente de futebol Túlio Lustosa e com todos envolvidos nos ajudando, o Márcio Paulista no dia a dia, o Anibal que é nosso supervisor técnico. Estamos muitos felizes e confiantes em fazer um campeonato muito seguro, muito competitivo e ter uma regularidade muito boa dentro da competição, pra sermos uma das equipes que vai ter o acesso para a primeira divisão. Sabemos a dificuldade que vamos encontrar, mas também sabemos que nós estamos no caminho certo, com trabalho sério, honesto, cada dia mais como eu falei pra vocês, a evolução é notória, e assim  conseguiremos o nosso objetivo.” – Completou o treinador.

A Anapolina estreia na Divisão de Acesso no dia 06/08 contra o Santa Helena, no estádio Pedro Romualdo Cabral, em Santa Helena-GO, às 15h30, com transmissão do Apito Esportivo.

 

Gabriel Alves

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo