Categorias de baseGoiásNotícias
Em Destaque

Coordenador da base do Goiás, Rafael Barreto fala sobre marco histórico do clube no Goianão

Goiás foi campeão goiano sub13, sub15, sub17 e sub20

Nesta quarta-feira (05), o Goiás venceu o Atlético-GO pelo jogo de volta da final do Goianão Sub-15 por 2×0 e levantou mais uma taça na  base. Pela primeira vez na história, um time foi campeão de todas as categorias da competição (sub-13, sub-15, sub-17 e sub-20). A campanha da garotada do Verdão foi dominante, e nos sub-13 e 15, terminou o campeonato de forma invicta. O Coordenador da base esmeraldina, Rafael Barreto, conversou com o Apito Esportivo a respeito do trabalho feito no clube, e sobre a marco alcançado nesta temporada 2023. De acordo com o profissional, formar com qualidade traz um resultado natural.

 

“É um marco histórico e isso vem contemplar a seriedade e qualidade do nosso trabalho. O Goiás vem focando muito na captação de atletas e na qualificação dos seus profissionais, então acho que essa é a chave do sucesso. É uma boa captação, um bom planejamento, treinamento, comissões técnicas qualificadas, onde a gente consegue unir as duas coisas: a formação dos atletas e o resultado importante, os dois caminham juntos. Formar com qualidade. Quando você forma com qualidade, o resultado é natural”. Disse Rafael Barreto.

 

Rafael Barreto, Coordenador das Categorias de Base do Goiás E.C.

O Goiás tem pela frente o Brasileirão sub-17 para disputar, e o sucesso no campeonato goiano é fruto de uma preparação que foi destaque em outra competição nacional, a Copa São Paulo de Futebol Júnior, onde o Verdão fez a sua melhor campanha na história, caindo apenas na semifinal para o campeão Palmeiras. Perguntado sobre qual o sentimento dos profissionais envolvidos nesta trajetória vencedora do clube, Rafael Barreto respondeu:

“O Sentimento é o melhor possível, é a realização de um trabalho, estamos numa fase de uma nova gestão na base, com o Eduardo Pinheiro, nosso diretor. Mudamos algumas coisas, qualificamos outras e na verdade nós estamos já colhendo frutos desde a Copa São Paulo. A nossa campanha em terceiro lugar foi a segunda melhor campanha da história do clube. Então desde janeiro a gente vem conquistando os bons resultados e agora nas competições estaduais isso só sedimentou, só que estamos no caminho certo.”

“É uma grande responsabilidade, mas também é uma grande realização, satisfação de ser coordenador da base do Goiás, de estar na frente de todo o processo de planejamento, de periodização, planificação, dos treinamentos. A  gestão da base hoje é composta por quatro integrantes, Eduardo Pinheiro é o nosso diretor, eu como coordenador técnico, o Fernando Tahan e o Geison Pinheiro são supervisores. Então estamos na frente do processo juntamente com as comissões técnicas, buscando sempre formar principalmente o atleta, e repito, quando a gente trabalha com qualidade, competência e com qualificação dos atletas nós conseguimos fazer as duas coisas, formar, ter o resultado, e ter a performance, que é o mais importante”. Completou o Coordenador

O Goiás colheu os frutos do bom investimento nas categorias de base nesta temporada. O trabalho vai além das quatro linhas. A formação não é só profissional, mas também pessoal, para que o jovem cresça com seus pilares fortificados

“O Goiás investe pesado na sua estrutura, na equipe multidisciplinar. Então nós temos psicóloga, nutricionista, assistente social, pedagoga tudo pra poder dar melhor qualidade de trabalho e de dar condições para os atletas poder realizar um bom trabalho poder treinar e se dedicar cem por cento ao futebol”. Finalizou Rafael Barreto.

O esmeraldino volta suas atenções para o campeonato brasileiro Sub-17, confira o calendário da equipe:

Nesta quarta-feira(05), Goiás estreia contra o São Paulo no Brasileirão Sub-17

 

 

 

Gabriel Alves

Estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Goiás.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo