Menu

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


Categorias

A Gymnasiade é a maior competição escolar do mundo   

11 MAR 2018
11 de Março de 2018

A Gymnasiade é a maior competição escolar do mundo. O evento é realizado e executado pela Federação Internacional do Desporto Escolar em parceira com federações e confederações do mundo inteiro. A coletiva contou com a presença do Presidente da FGDE, também da secretária de aducação e esporte(seduc), Raquel Teixeira e todos os membros das federações: Basquete, natação, volei, xadrez,Taekwondo, Caratê e outras modalidades.

Gymnasíade  se realizará em São Paulo/SP de 22 a 25 de março. A Competição Nacional definirá os atletas e comissão técnica que comporão a Delegação Brasileira para participar, este ano, do Mundial em Marrakesh/Marrocos.

Os atletas de Goiás que vão participar da competição nacional, foi feita por meio de uma seletiva regional, realizada na Faculdade de Educação Física e Dança da UFG e no CCBEU, em Goiânia, que contou com a presença de jovens com idades entre 13 e 17 anos nos torneios de atletismo, xadrez, wrestling e outras modalidades.

Para Marco Maia, presidente da Federação Goiana de Desporto Escolar (FGDE), um dos órgãos responsáveis pela realização da fase goiana dos jogos, esse tipo de iniciativa é muito importante, não apenas para representar o estado em outros lugares, mas também pelo papel transformador do esporte na vida de muitos desses estudantes. “Mais do que o incentivo para mantê-los na escola, o esporte, na maioria das vezes, muda a realidade desses meninos e meninas, possibilitando que se tornem atletas profissionais e tenham novas oportunidades”, conta Maia

Entre esses jovens está a estudante Vanessa Santos, 15, que mora em Porangatu e de terça a domingo percorre um caminho de mais de 10 km, de bicicleta, até o local do seu treino de atletismo. A expectativa de ser aprovada na etapa nacional e praticar uma atividade que, segundo ela é a sua verdadeira paixão e ainda poder conhecer outro país, é emocionante.

“Comecei a levar o atletismo a sério no ano passado, quando vi que era o que eu realmente gostava. Esse ano, meu tempo nos 3 mil metros rasos melhorou 6 segundos e quero evoluir para poder ir cada vez mais longe fazendo o que amo”, conta a aluna do Colégio Estadual Presidente Kennedy.

- Neste ano temos um calendário vasto com modalidades variadas em diversos países. Lembro também que teremos as nossas competições que são o passaporte para que os atletas possam representar o Brasil lá fora. Ano passado fomos destaque no quadro geral de medalhas na Gymnasiade e para o ano que vem a expectativa é de que o Brasil continue entre as principais potências do mundo. Vamos continuar unindo esforços para que o próximo ano continue sendo vitrine para os nossos atletas escolares. Destacou.

A primeira vez que a Gymnasiade aconteceu foi em 1974 na cidade de Wiesbaden na Alemanha. De lá para cá foram 16 edições do evento, que em 2013 foi realizado no Brasil.

Vale ressaltar que 80 por cento dos alunos classificados  para seletiva nacional são de escolas públicas.

Cidades que possuem alunos classificados para seletiva; Goiânia, Anápolis, Jataí, Valparaiso, Trindade, Goianira, Aparecida de Goiânia, Itumbiara, Iaciara, Alvorada, Porangatu, Catalão, Senador Canedo.

 Junto ao evento estará acontecendo nos dias 10 e 11 o "Seminário Poomsae 2018" Um evento da federação Goiana de Taekwondo, ministrado pelo Grão Mestre Evandro César. Atividades acontecerão durante todo o dia de Sábado, e domingo até ás 12: 00 no centro de Excelência que fica na avenida Paranaíba no centro da capital.

 

Salve, rapaziada!

 André Junior

Voltar
Tenha você também a sua rádio