Menu

Acompanhe-nos nas Redes Sociais


TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O SORTEIO DA LIBERTADORES

20 DEZ 2017
20 de Dezembro de 2017
Nesta quarta-feira, a partir das 21h, a CONMEBOL sorteará os grupos e os confrontos e chaveamentos das fases preliminares da Copa Libertadores de 2018, na sede da entidade, em Assunção, no Paraguai.


Dos 47 clubes participantes, apenas um ainda não foi definido: Unión Española e Universidad de Concepción duelam nesta quarta-feira, momentos antes do sorteio, para definir o terceiro representante do Chile na competição. O Universidad de Concepción venceu a equipe dirigida pelo argentino Martin Palermo no jogo de ida por 1 a 0 e joga pelo empate para se classificar para a segunda fase da Libertadores. Caso a CONMEBOL não resolva mudar as regras em cima da hora, o sorteio será feito da seguinte forma:

Primeira Fase
A primeira fase será composta pelos quartos representantes das seguintes federações: Paraguai, Uruguai, Peru, Equador, Bolívia e Venezuela. As equipes estarão divididas em dois potes, de acordo com suas respectivas posições no ranking da CONMEBOL. As três melhor posicionadas estarão no pote 1 e as três subsequentes estão no pote 2. As equipes se enfrentam em partidas de ida e volta entre os dias 22 e 26 de janeiro e os três vencedores se classificam para a segunda fase. Os times do pote 1 têm a vantagem de fazer o segundo jogo em casa.

Pote 1

Olímpia (PAR)
Universitario (PER)
Deportivo Táchira (VEN)

Pote 2

Montevidéu Wanderers (URU)
Oriente Petrolero (BOL)
Maracá (EQU)

Segunda e Terceira Fases
Os três vencedores das fases anteriores se juntam aos outros 13 clubes já classificados para a segunda fase da Libertadores, sendo dois brasileiros, dois colombianos, dois chilenos e um de cada um das outras sete confederações. Nesta fase, o sorteio é direcionado para que times de um mesmo país não se enfrentem. A exceção é para equipes que venham de fases anteriores. Ou seja, o Vasco não enfrenta a Chapecoense, mas o Nacional (URU) pode enfrentar o Montevidéu Wanderers, caso os uruguaios vençam seus confrontos da primeira fase. Uma observação nesta fase é que a indefinição do último participante chileno causa uma confusão nos potes. Por estar em 48º lugar no ranking, a Unión Española figurará no Pote 1. Caso a Universidad de Concepción se classifique, os chilenos vão para o pote 2, fazendo o Melgar, do Peru, subir para o Pote 1. Os confrontos desta fase serão realizados na última semana de janeiro e na primeira semana de fevereiro. Os times do pote 1 têm a vantagem de fazer o segundo jogo em casa.

Pote 1

Nacional (URU)
Santa Fe (COL)
Guaraní (PAR)
Independiente Del Valle (EQU)
Jorge Wilstermann (BOL)
Vasco (BRA)
Junior (COL)
Melgar (PER)*

Pote 2

Chapecoense (BRA)
Banfield (ARG)
Santiago Wanderers (CHI)
Carabobo (VEN)
Universidad Concepción (CHI)*
Vencedor Fase 1
Vencedor Fase 1
Vencedor Fase 1
*Caso a Unión Española consiga reverter o resultado e se classificar, a equipe chilena estará no Pote 1, empurrando o Melgar para o Pote 2.

O chaveamento da terceira fase é definido pela ordem do sorteio da segunda fase. No ano passado, os times do Pote 2 foram automaticamente enfileirados (de C1 a C8) de acordo com sua posição no ranking e os duelos da terceira fase eram definidos pela seguinte forma: C1 x C8, C2 x C7, C3 x C6 e C4 x C5. Os duelos da terceira fase serão jogados entre os dias 13 e 22 de fevereiro.

Fase de Grupos
Na última fase do sorteio, serão formados oito grupos de quatro equipes. Os times classificados diretamente para a fase de grupos foram divididos em quatro potes, de acordo com a sua classificação no ranking da CONMEBOL (com exceção do Independiente, que deveria estar no Pote 3, mas figura no Pote 2 como direito por ter conquistado a Copa Sul-Americana). Novamente, o sorteio será direcionado para que equipes de um mesmo país caiam num mesmo grupo, a não ser que os times venham da fase preliminar. Dessa forma, o Palmeiras não pode cair no mesmo grupo que Corinthians, Grêmio, Cruzeiro, Santos ou Flamengo, mas pode cair no grupo com Vasco ou Chapecoense, casos esses clubes garantam classificação para a fase de grupos. Esta fase está prevista para ter início em 27 de fevereiro e ser definida no dia 24 de maio.

Pote 1

River Plate (ARG)
Boca Juniors (ARG)
Grêmio (BRA)
Atlético Nacional (COL)
Peñarol (URU)
Santos (BRA)
Corinthians (BRA)
Cruzeiro (BRA)

Pote 2

Emelec (EQU)
Estudiantes (ARG)
Cerro Porteño (PAR)
Palmeiras (BRA)
Bolívar (BOL)
Libertad (PAR)
Universidad de Chile (CHI)
Independiente (ARG)

Pote 3

The Strongest (BOL)
Colo Colo (CHI)
Racing (ARG)
Flamengo (BRA)
Defensor Sporting (URU)
Alianza Lima (PER)
Millonarios(COL)
Real Garcilaso (PER)

Pote 4

Atlético Tucumán (ARG)
Deportivo Lara (VEN)
Delfín (EQU)
Monagas (VEN)
Vencedor Fase 3
Vencedor Fase 3
Vencedor Fase 3
Vencedor Fase 3

Lembrando que, para definir os confrontos das oitavas de final da Copa Libertadores, será realizado um novo sorteio após a fase de grupos.
Voltar
Tenha você também a sua rádio